domingo, 28 de fevereiro de 2010

Acelerador de partículas mais potente do mundo volta a funcionar

O LHC, acelerador de partículas mais potente do mundo, capaz de recriar as condições da origem do universo, foi reativado neste domingo, informou a Organização Europeia de Pesquisa Nuclear (CERN), que o opera.
"O LHC voltou a funcionar", anunciou a CERN neste domingo em seu site, indicando que a reativação ocorreu às 04H10 no horário local (03H10 GMT).
O LHC (Large Hadron Collider, ou Grande Colisor de Hádrons) está enterrado a 100 metros de profundidade sob a fronteira franco-suíça, perto de Genebra, e custou 3,9 bilhões de euros.
Provocando o choque de prótons em sentido oposto, os cientistas esperam recriar as condições do universo logo após o Big Bang, antes que as partículas elementais se associassem para formar núcleos de átomos.
O LHC foi lançado com grande pompa no dia 10 de setembro de 2008. Pouco tempo depois, sofreu uma avaria, e não voltou a operar até 20 de novembro de 2009, quando funcionou por algumas semanas até parar de novo em dezembro.
No fim de novembro, o LHC alcançou um nível inédito de aceleração, segundo a CERN, com mais de um milhão de colisões de partículas. Os cientistas conseguiram acelerar feixes de prótons a um nível sem precedentes de 2,36 teraeletrovolts (TeV).
Em 2010, o CERN planeja obter colisões a 7 TeV, para recriar as condições dos instantes que se seguiram ao Big Bang, e manter este nível entre 18 e 24 meses.

Nenhum comentário:

Postar um comentário