terça-feira, 2 de março de 2010

Saiba Como Aumentar a Sua Inteligência



Talvez não chegue aos níveis de inteligência do Einstein, no entanto poderá aumentar a sua inteligência com uma simples mudança na sua rotina diária.


Um teste feito num programa da BBC parece comprovar isto mesmo: um conjunto de simples exercícios mentais, como fazer Sudoku, tomar banho de olhos fechados, lavar os dentes com outra mão, escolher uma palavra desconhecida no dicionário e tentar inseri-la numa conversa, escolher um caminho diferente para chegar ao trabalho, ou mesmo memorizar uma lista de compras, podem torna-lo 40% mais inteligente em poucos dias. A experiência feita nesse programa de televisão parece confirmar a crença, aceite entre os cientistas, de que fazer uma simples alteração no estilo de vida pode traduzir-se em significativas melhoras do funcionamento cerebral.


Os autores desse show notaram que uma combinação de técnicas baseadas numa alimentação saudável, actividade física, boas noites de sono e estimulações mentais, como resolver puzzles e memorizar listas, pode incrementar a inteligência e sanidade da pessoa, fazendo com que ela tome melhores decisões.


Por outro lado, existem alimentos que poderão proporcionar uma resposta e raciocínio mais rápido, aumentando a inteligência…


1 - Óleo de peixe: Existe um velho ditado que diz “Peixe é a comida do cérebro”. Infelizmente eu não recomendo o peixe em si, pois a maioria, que compramos no supermercado está contaminada com mercúrio, em proporções não muito perigosas, mas suficientes para eliminar algumas de suas principais propriedades. Sabe aquele óleo das latas de sardinha, que geralmente jogamos fora? Seus pontos de QI estão indo ralo a baixo!


2 - Vegetais crus: Alface, repolho, brócolis e todas as saladas verdes possíveis. Seu filho está mal na escola? Dê salada pra ele!


3 - Ovos crus: Tudo bem, eu sei que a princípio parece estranho/nojento. Mas não há nada que tenha mais proteínas do que um ovo cru. E há diversas receitas deliciosas que podem ser preparadas sem o cozimento. Você tem medo da Salmonella? Pois saiba que de todos os ovos produzidos hoje, acredita-se que apenas 0,003% estejam contaminados. O risco é baixíssimo.


4 - Esqueça o açúcar: Este é um alimento não recomendado. O açúcar em grandes quantidades é o grande responsável pela falta de memória permanente ou pelo súbito “branco”. Chocolate antes da prova do vestibular? NUNCA!


5 - Uvas: Elas não são apenas deliciosas, mas também um dos mais poderosos alimentos anti-oxidantes do planeta. Elas agem diretamente no seu cérebro e podem até reverter quadros de perda de memória. Além de tudo isso, ainda ajudam na prevenção do câncer e infecções urinárias.


Muitas pessoas sentem no seu dia-a-dia que estão a dar muito menos que a sua capacidade intelectual. Se é uma dessas pessoas, recomendamos que se guie pelas seguintes actividades de forma a melhor a sua inteligência:


Sábado: Escove os dentes com a sua mão menos hábil e tome banho de olhos fechados.


Domingo: Faça as palavras cruzadas que saem todos os dias nos jornais e revistas. Faça uma caminhada energética.


Segunda: Coma peixe ao almoço. Troque a forma de transporte que utiliza para ir até ao seu trabalho: caminhe, pedale ou apanhe o metro.


Terça: Escolha palavras pouco comuns do dicionário e tente usá-las nas suas conversas.


Quarta: Faça Yoga, Pilates ou qualquer outro tipo de exercício físico de relaxamento. Converse com alguém que não conheça.


Quinta: Vá para o trabalho por um caminho diferente do que costuma ir. Veja um programa de televisão que nunca tenha visto antes.


Sexta: Evite o álcool e a cafeína. Memorize uma lista de compras ou de números de telefone.

Nenhum comentário:

Postar um comentário